Pages

Subscribe:

domingo, 2 de abril de 2017

Trio BoaNova e o Forró Nordestino de Ricardo BoaNova

Fonte: Rede Social
Matéria enviada por e-mail
Fotos: Reprodução
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL



O Trio Boa Nova surgiu no ano de 2006, quando Ricardo BoaNova se une com amigos com objetivo de dar continuidade ao autêntico forró pé-de-serra, através das músicas daqueles que representam essa vertente cultural, a exemplo de: Luis Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Elba Ramalho, entre outros.




Este trabalho é mantido à risca pela representação do uso de uma sanfona, uma zabumba, um triângulo, o que caracteriza o trio nordestino.

São mais de 10 anos de apresentações em cidades, empresas e casas de espetáculo, entre eles: Pelourinho, Mata de São João (Reserva Sapiranga), Complexo da Costa do Sauípe (coreto, hotel, bar), Vila Galé Marés Resort, Pousada da Espera - Itacimirim, Hotel Grand Palladium, Shoppings Centers (Itaigra, Barra, Salvador, Salvador Norte, Iguatemi, Center Lapa, Piedade) Coliseu do Forró, Barra Hall, Petrobrás, Brasken, OAS, Embasa, Tribunal Superior Eleitoral, Fórum Ruy Barbosa, entre outros (Escolas, Faculdades e Universidades, Ongs, Institutos);

Eventos em outras cidades: Boa Nova, Poções, Nova Canaã, Camaçari, Dias D'ávila, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Cachoeira, Santo Estévão, Jaguaquara, Ipiaú, Itaparica, Valença, Nazaré das Farinhas, Santo Antônio de Jesus, entre outros.




Eventos em países: França (Paris, Nice, saint germain en laye, sartrouville, Bourdeaux); Bélgica (Bruxelas e Bruges); Holanda (Amsterdã, Roterdã); Inglaterra (Londres); Portugal (Lisboa e Porto); Suiça (Genebra);

Participação em Programas: TVE Revista, Bahia Meio Dia, Mosaico Baiano, Rádio France Ô - Cargo, Rádio Excelsior, Rádio Educadora) e parcerias com alguns artistas da cena musical baiana.

Formação: Sanfona, Zabumba e Triângulo) caracterizados com roupas juninas.

Repertório tipico forró pé de serra.




BIOGRAFIA

Ricardo BoaNova é um músico baiano, nascido em 1983, em Salvador, formado em jornalismo, criado até sua adolescência na cidade de Boa Nova, onde predomina a cultura das pastorinhas, dos ternos de reis e dos presépios, que desde cedo tocou sua sensibilidade.

Ouvinte de Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, e especialmente Luís Gonzaga sempre foi ligado à música. Aos 8 anos tocava o piano de brinquedo de sua irmã caçula, ganhando posteriormente um teclado de seu pai e uma caixa amplificada. Sempre tocando no período de sua adolescência, se familiariza muito rápido com o fazer musical.

Aos 11 anos, junto com amigos de colégio monta a Compactos Banda, a qual utilizava instrumentos fabricados a partir de pedaços de madeira, papelão, alumínio, latas de óleo, entre outros, exceto sua aparelhagem eletrônica. Nessa mesma época, compôs sua primeira música chamada “Morena”, influenciado por sua imã mais velha que já compunha uma música infantil – “olha o cabelinho”.

Em 1998 deixa a cidade de Boa Nova, muitos amigos, e retorna à capital para continuar seus estudos. A partir desse ano começou a trilhar novos caminhos e passou a tocar teclado em diversas bandas.



Em 2006 deixa de tocar teclado, passa para o acordeon e a cantar criando um grupo chamado Forró Nordestino. Grupo que possuía características próprias, inspirada em Luís Gonzaga, como a forma de se vestir igual aos cangaceiros de Lampião, configurando, assim, o artista que seria futuramente.

Em 2008, cria o Trio Casca de Cebola. Um trio de forró pé de serra que tinha também como finalidade difundir a música nordestina.

Em 2010 monta o grupo Forró Baiãonos, após ter passado uma temporada em São Paulo. Um trio de forró que logo ganhou reconhecimento público na capital Baiana.



Reconhecido no meio musical por seu humor apurado, sensibilidade aguçada, percepção e irreverência, em 2011 vai para Europa.


E, em 2012, com sua carreira como acordeonista consolidada, grava seu primeiro disco autoral, intitulado – Música Brasileira Nordestina, e faz lançamento em países do Continente Europeu e logo depois, em 2013, no Brasil.


www.ricardoboanova.com.br

Contatos:

+ 55 71 9205 - 4105 Tim
+ 55 71 9970 - 4963 Vivo
+ 55 71 8802 - 4772 Oi






0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site